Neste mês começamos a oferecer livros em pré-venda e achamos importante explicar por que a venda prévia beneficia a publicação de um livro e a sustentabilidade da editora.
Uma editora enfrenta como grande desafio o tempo que leva entre o investimento que ela tem que fazer e o retorno da venda. Tipicamente, a editora contrata um livro e tem os seguintes custos diretos, nesta ordem:
- Adiantamento de direitos autorais do texto
- Tradução
- Preparação do texto
- Revisão – normalmente fazemos 2 revisões
- Projeto gráfico, diagramação e capa
- Direitos de imagem
- Tratamento de imagens
- Papel e impressão do livro
- Divulgação do livro (nós, aqui da Ubu, gastamos pouco com isso! acabamos fazendo uma divulgação maior pelas mídias digitais e pela newsletter)
Sem contar os outros custos do dia a dia: aluguel, salários, manutenção do site, contador etc.
Todos esses gastos são feitos antes de se ter qualquer livro para vender.
Quando o livro finalmente chega, enviamos uma cota para as livrarias e distribuidores. No Brasil, a prática mais comum não é a compra de livros, mas sim a consignação. Ou seja, as livrarias pegam nossos livros emprestados, e os colocam à venda. O desconto médio padrão no mercado é de 50% sobre o preço de capa. Ou seja, se um livro tem um preço de capa de R$50,00, cerca de R$25,00 ficam com as livrarias. Uma vez por mês, as livrarias nos dizem quanto venderam de cada título e o pagamento é feito 60 dias depois.
A tiragem de um livro dura normalmente de 1 a 2 anos.
Ocasião, de Cildo Meireles
Assim, o que chamamos de “ciclo de venda” do livro começa pelo menos 6 meses antes do lançamento, o primeiro retorno começa 8 meses depois do início, e só vai terminar meses depois que a tiragem se esgotar.
Já deu para entender o tamanho do rombo que fica no nosso caixa por longos meses, né? Se o nosso caixa é limitado, temos que esperar o retorno do investimento para poder investir em novos projetos.
As vendas no site, e especialmente a pré-venda direta, nos ajudam em dois aspectos fundamentais: 1) melhoram a nossa margem – o que sobra entre o custo direto e o preço de venda –, pois parte do que iria para as livrarias fica na editora, 2) antecipam o retorno do investimento, diminuindo o intervalo de tempo entre quando pagamos e quando recebemos pela venda do livro. Sempre que possível oferecemos vantagens na pré-venda, como algum desconto e brindes especiais para incentivar nossos leitores a comprar diretamente conosco.
Participar da pré-venda, por isso, é mais do que uma economia ou oportunidade, é uma maneira de se aproximar da gente e se tornar uma espécie de apoiador da editora. Se conseguimos antecipar a receita, os projetos saem do papel mais cedo.
Pergunta extra: então por que não vendemos no site com desconto de 50%? Não fazemos isso porque respeitamos o trabalho dos livreiros, que é insubstituível, por sua abrangência e importância histórica para a cidade e para os leitores. A editora só consegue se comunicar diretamente com uma parcela pequena de seu público leitor. Você é um deles.
Se você se anima com o projeto da editora e quer apoiar um livro, participar da pré-venda é uma ótima maneira de fazer isso!
Veja os livros em pré-venda