
Hoje a série #infoseditoriais da Ubu se ocupa das marcas de revisão!⠀
Essenciais para que um livro fique redondinho, as marcas de revisão dão aos profissionais do texto uma linguagem própria com a qual se comunicar Algumas delas são internacionais, servindo no mundo inteiro.
Geralmente anotadas nas margens de uma prova de livro, é importante que as marcas não ocupem muito espaço, para não poluir o documento. Isso porque ele ainda passará pelas mãos do editor, que libera ou rejeita as alterações no texto e fecha o versão final do livro.
Selecionamos para as imagens algumas das marcas que todos que pretendem se aventurar na revisão de um texto precisam conhecer. Para falar de algumas delas:⠀
🖊️ x com parênteses em cima e embaixo – suprimir caractere ou palavra inteira;⠀

🖊️ tracejado embaixo de alguma alteração – indica que a alteração deve ser desconsiderada;⠀
🖊️ cA, cb e cAb – CAIXA ALTA, caixa baixa e Caixa Alta e Baixa;⠀
🖊️ red – redondo: o oposto de itálico;⠀
🖊️ v. v. – versalete: usado para deixar o texto com o formato das letras maiúsculas, mas na altura das letras minúsculas;⠀

🖊️ # – inserir um espaço;⠀
🖊️ quadrado em volta de um trecho – paralelismo: quando uma palavra, uma frase ou um trecho de palavra se repete na mesma posição em linhas seguidas, dificultando a leitura.⠀

O teclado limita e não conseguimos escrever aqui sobre todos os símbolos. Ficou com alguma dúvida ou curioso com algo de que não falamos?
Comenta que a gente responde!