Jean-Jacques Rousseau ilustrado


Selecionamos alguns dos frontispícios ilustrados e ilustrações internas que aparecem nas primeiras edições das obras de Jean-Jacques Rousseau.

Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens


Discurso sobre as ciências e as artes


Do contrato social ou Princípios do direito político


Do contrato social ou Princípios do direito político


Émile, ou De l’éducation


Extratos de Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens e Ensaio sobre a origem das línguas


Conversa entre jardineiro e Jean-Jacques Rousseau no jardim que dá para uma cozinha e na presença do pequeno Émile, que carrega uma lata de água. Ilustração de “Émile, ou De L’éducation”, in Rousseau: Oeuvres complètes, v. 4, p. 98. Bruxelas: Boubers, 1774.


Busto esculpido de Jean-Jacques Rousseau localizado em um jardim e rodeado de figuras absortas em atividades que representam etapas diferentes da educação de crianças. Frontispício de “L’Émile”, in Collection Complète des Oeuvres de Jean-Jacques Rousseau, v. 4. Genebra: 1782.


Grupo de homens fazendo um piquenique. À direita, um camponês carregando uma foice recebe um copo de água de um dos cavalheiros. Ilustração de “Émile”, in Oeuvres choisies de Jean Jacques Rousseau. Londres: 1783.


Jean-Jacques Rousseau e um vigário em uma colina observando a Planície Padana. Ilustração de “Émile, ou De L’éducation”, in Rousseau: Oeuvres complètes, v. 4, p. 8. Bruxelas: Boubers, 1774.


Émile e Jean-Jacques Rousseau caçando. Émile mira dois perdizes escondidos nos arbustos à direita. Ilustração de “Émile, ou De L’éducation”, in Rousseau: Oeuvres complètes, v. 4, p. 93. Bruxelas: Boubers, 1774.