O Congo Belga


A Ubu separou alguns materiais históricos para entender melhor o contexto em que Joseph Conrad escreveu o Coração das trevas. Este livro Notre colonie: le Congo belge, publicado em 1909, é um bom retrato da visão de mundo europeia sobre suas colônias, em especial da Bélgica sobre o Congo, onde se passa o romance, e destino de uma viagem real feita por Conrad em 1890. O texto revela a soberba da metrópole ao apresentar sua colônia, e a naturalização dessa relação de posse. Adotando um tom que beira o de guia de viagem, mais parece descrever um local de veraneio para europeus interessados, do que uma colônia de exploração de recursos naturais e humanos.

“O estado do Congo, essencialmente uma obra belga, foi agora incorporado à herança nacional.
Quem, há, mais ou menos, meio século, previu a seus compatriotas que um dia teríamos um império colonial imenso na África foi certamente tido por um visionário ou um sonhador. O sonho que, na época, parecia insano, se tornou realidade!
Assim como conhecemos as nove províncias de nossa terra natal, devemos conhecer nossas posses no Congo.
Com este livro, nos propomos a guiar o leitor pelas principais regiões de nossa vasta e magnífica colônia africana. Queremos colocar o Congo Belga em miniatura diante de seus olhos, usando de muitas e sinceras ilustrações. O verdadeiro documento, registrado no local, o documento fotográfico, é reproduzido aqui sem qualquer edição: paisagens pitorescas, detalhes do solo, tipos de gente etc.”

Para ter acesso ao livro na íntegra, clique aqui.

_
livros relacionados

Coração das trevas

Joseph Conrad

Untitled-1

Coração das trevas – edição especial limitada

Joseph Conrad

Untitled-1