Por que a prA�-venda ajuda a editora a ser sustentA?vel e a publicar mais livros – Blog da Ubu editora

Por que a prA�-venda ajuda a editora a ser sustentA?vel e a publicar mais livros


A Ubu vai testar uma novidade:A�a prA�-venda progressiva. A� uma prA�-venda que comeA�a antes mesmo do livro ir pra grA?fica, cerca de 2 meses antes do lanA�amento. A vantagemA�de comprar o livro nesse estA?gio da produA�A?o A� que o desconto A� consideravelmente maior. A� medida que o lanA�amento se aproxima, o desconto diminui, mas continua sendo vantajoso. A editora, por sua vez, consegue levantar fundos para pagar parte da impressA?o.

A Ubu tem divulgado a importA?ncia da prA�-venda como forma de apoiar a editora. Como o ciclo de venda do livro A� muito longo, a editora demora muito tempo para reaver o investimento que faz em cada livro. Com a venda antecipada, recuperamos os custos mais rA?pido e podemos voltar a investir em novos tA�tulos. Ao comprar na prA�-venda, vocA? apoia a produA�A?o de um livro e o crescimento da editora de um modo geral. ConheA�a o ciclo de um livro e entenda por queA�a venda prA�via beneficia a publicaA�A?o de um livro e a sustentabilidade da editora.

 

Uma editora enfrenta como grande desafio o tempo que leva entre o investimento que ela tem que fazer e o retorno da venda. Tipicamente, a editora contrata um livro e tem os seguintes custos diretos, nesta ordem:

 

  • Adiantamento de direitos autorais do texto
  • TraduA�A?o
  • PreparaA�A?o do texto
  • RevisA?o – normalmente fazemos 2 revisA�es
  • Projeto grA?fico, diagramaA�A?o e capa
  • Direitos de imagem
  • Tratamento de imagens
  • Papel e impressA?o do livro
  • DivulgaA�A?o do livro (nA?s, aqui da Ubu, gastamos pouco com isso! acabamos fazendo uma divulgaA�A?o maior pelas mA�dias digitais e pela newsletter)

 

Sem contar os outros custos do dia a dia: aluguel, salA?rios, manutenA�A?o do site, contador etc.

 

Todos esses gastos sA?o feitos antes de se ter qualquer livro para vender.

 

Quando o livro finalmente chega, enviamos uma cota para as livrarias A�e distribuidores. No Brasil, a prA?tica mais comum nA?o A� a compra de livros, mas sim a consignaA�A?o. Ou seja, as livrarias pegam nossos livros emprestados, e os colocam A� venda. O desconto mA�dio padrA?o no mercado A� de 50% sobre o preA�o de capa. Ou seja, se um livro tem um preA�o de capa de R$50,00, cerca de R$25,00 ficam com as livrarias. Uma vez por mA?s, as livrarias nos dizem quanto venderam de cada tA�tulo e o pagamento A� feito 60 dias depois.

A tiragem de um livro dura normalmente de 1 a 2 anos.

 

OcasiA?o,A�de Cildo Meireles

 

Assim, o que chamamos de “ciclo de venda” do livro comeA�a pelo menos 6 meses antes do lanA�amento, o primeiro retorno comeA�a 8 meses depois do inA�cio, e sA? vai terminar meses depois que a tiragem se esgotar.

 

JA? deu para entender o tamanho do rombo que fica no nosso caixa por longos meses, nA�? Se o nosso caixa A� limitado, temos que esperar o retorno do investimento para poder investir em novos projetos.

 

As vendas no site, e especialmente a prA�-venda direta, nos ajudam em dois aspectos fundamentais: 1) melhoram a nossa margem a�� o que sobra entre o custo direto e o preA�o de venda a��, pois parte do que iria para as livrarias fica na editora, 2) antecipam o retorno do investimento, diminuindo o intervalo de tempo entre quando pagamos e quando recebemos pela venda do livro. Sempre que possA�vel oferecemos vantagens na prA�-venda, como algum desconto e brindes especiais para incentivar nossos leitores a comprar diretamente conosco.

 

Participar da prA�-venda, por isso, A� mais do que uma economia ou oportunidade, A� uma maneira de se aproximar da gente e se tornar uma espA�cie de apoiador da editora. Se conseguimos antecipar a receita, os projetos saem do papel mais cedo.

 

Pergunta extra: entA?o por que nA?o vendemos no site com desconto de 50%? NA?o fazemos isso porque respeitamos o trabalho dos livreiros, que A� insubstituA�vel, por sua abrangA?ncia e importA?ncia histA?rica para a cidade e para os leitores. A editora sA? consegue se comunicar diretamente com uma parcela pequena de seu pA?blico leitor. VocA? A� um deles.

 

Se vocA? se anima com o projeto da editora e quer apoiar um livro, participar da prA�-venda A� uma A?tima maneira de fazer isso!

 

Veja os livros em prA�-venda.