Por que a pré-venda ajuda a editora a ser sustentável e a publicar mais livros


Neste mês começamos a oferecer livros em pré-venda e achamos importante explicar por que a venda prévia beneficia a publicação de um livro e a sustentabilidade da editora.

 

Uma editora enfrenta como grande desafio o tempo que leva entre o investimento que ela tem que fazer e o retorno da venda. Tipicamente, a editora contrata um livro e tem os seguintes custos diretos, nesta ordem:

 

  • Adiantamento de direitos autorais do texto
  • Tradução
  • Preparação do texto
  • Revisão – normalmente fazemos 2 revisões
  • Projeto gráfico, diagramação e capa
  • Direitos de imagem
  • Tratamento de imagens
  • Papel e impressão do livro
  • Divulgação do livro (nós, aqui da Ubu, gastamos pouco com isso! acabamos fazendo uma divulgação maior pelas mídias digitais e pela newsletter)

 

Sem contar os outros custos do dia a dia: aluguel, salários, manutenção do site, contador etc.

 

Todos esses gastos são feitos antes de se ter qualquer livro para vender.

 

Quando o livro finalmente chega, enviamos uma cota para as livrarias  e distribuidores. No Brasil, a prática mais comum não é a compra de livros, mas sim a consignação. Ou seja, as livrarias pegam nossos livros emprestados, e os colocam à venda. O desconto médio padrão no mercado é de 50% sobre o preço de capa. Ou seja, se um livro tem um preço de capa de R$50,00, cerca de R$25,00 ficam com as livrarias. Uma vez por mês, as livrarias nos dizem quanto venderam de cada título e o pagamento é feito 60 dias depois.

A tiragem de um livro dura normalmente de 1 a 2 anos.

 

Ocasião, de Cildo Meireles

 

Assim, o que chamamos de “ciclo de venda” do livro começa pelo menos 6 meses antes do lançamento, o primeiro retorno começa 8 meses depois do início, e só vai terminar meses depois que a tiragem se esgotar.

 

Já deu para entender o tamanho do rombo que fica no nosso caixa por longos meses, né? Se o nosso caixa é limitado, temos que esperar o retorno do investimento para poder investir em novos projetos.

 

As vendas no site, e especialmente a pré-venda direta, nos ajudam em dois aspectos fundamentais: 1) melhoram a nossa margem – o que sobra entre o custo direto e o preço de venda –, pois parte do que iria para as livrarias fica na editora, 2) antecipam o retorno do investimento, diminuindo o intervalo de tempo entre quando pagamos e quando recebemos pela venda do livro. Sempre que possível oferecemos vantagens na pré-venda, como algum desconto e brindes especiais para incentivar nossos leitores a comprar diretamente conosco.

 

Participar da pré-venda, por isso, é mais do que uma economia ou oportunidade, é uma maneira de se aproximar da gente e se tornar uma espécie de apoiador da editora. Se conseguimos antecipar a receita, os projetos saem do papel mais cedo.

 

Pergunta extra: então por que não vendemos no site com desconto de 50%? Não fazemos isso porque respeitamos o trabalho dos livreiros, que é insubstituível, por sua abrangência e importância histórica para a cidade e para os leitores. A editora só consegue se comunicar diretamente com uma parcela pequena de seu público leitor. Você é um deles.

 

Se você se anima com o projeto da editora e quer apoiar um livro, participar da pré-venda é uma ótima maneira de fazer isso!

 

Veja os livros em pré-venda