Malinowski, fotógrafo


A Ubu acaba de lançar em pré-venda o Argonautas do Pacífico Ocidental, clássico da antropologia de Malinowski. Esta edição conta com um diferencial: a editora resgatou boa parte das imagens registradas por Malinowski na Nova Guiné, graças ao arquivo Malinowski, organizado pela London School of Economics, em Londres. As fotos retratam o dia a dia dos habitantes das ilhas Trobriand, suas habitações, seus rituais de troca, seus ritos de magia, suas técnicas de construção de canoas, entre outras coisas.
A Ubu fez uma seleção de algumas das imagens do livro para esta postagem:

Malinowski entre os nativos das ilhas Trobriand

Este tipo de pintura do rosto e de enfeites é usado pelas jovens de Boyowa em uma expedição katuyausi (espécie de ritual)

Um dos segmentos do círculo de dançarinos, com ornamentação completa, a executar o kaydebu . Aldeia de Yalaka

Encantamento associado à gravidez: as mulheres estão curvadas sobre um traje especial que será usado pela mulher grávida. Elas quase tocam o traje com a boca, para que ele fique bem impregnado com sua respiração que transmite a virtude da fórmula mágica.

Um rito de magia de guerra: Kanukubusi, o último feiticeiro de guerra de Kiriwina faz uma demonstração do modo como costumava encantar os escudos antigamente.

Um cadáver coberto com objetos valiosos: um grande número de objetos valiosos, incluindo grandes lâminas de machado, com os quais este homem foi recoberto ao morrer, já foram retirados. Apenas os objetos pessoais foram deixados no corpo e serão removidos imediatamente antes do enterro.