_MG_9811_ALTA

14/12: Lançamento de Casa Butantã – Paulo Mendes da Rocha


Ubu Editora e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) convidam para o lançamento do livro Casa Butantã – Paulo Mendes da Rocha no dia 14 de dezembro às 18h30.

_MG_9662_ALTA

© Lito Mendes da Rocha

Sobre o livro

Embora não costumem figurar nas publicações sobre sua obra, as residências de Paulo Mendes da Rocha revelam aspectos norteadores de seu pensamento. Por serem projetos experimentais, com os quais ele consolidou sua técnica e visão, constituem ricos objetos de estudo. Entre eles, a Casa Butantã, desenhada para o arquiteto e sua família em 1964, é quase um manifesto sobre uma nova maneira de morar. O concreto aparente, a continuidade dos espaços e a elegância das linhas despertam a atenção; mas é a concepção radical na qual se baseia a relação entre o privado e o comum o elemento inovador do projeto. A casa representa sua visão da arquitetura como experiência compartilhada do espaço – um dos elementos amplamente admirados em seu trabalho e mencionado pelo júri que o agraciou com o Prêmio Pritzker.

O livro oferece ao leitor uma visão completa da casa e busca transmitir o caráter experimental e lúdico de um dos projetos mais emblemáticos do arquiteto. Além da apresentação da arquiteta Catherine Otondo, a edição conta com posfácio de Flávio Motta, croquis e desenhos técnicos do projeto, depoimento inédito de Paulo Mendes da Rocha e ensaio fotográfico também inédito de seu filho – e o atual residente da casa – Lito Mendes da Rocha.

© Lito Mendes da Rocha

© Lito Mendes da Rocha

Sobre o autor

Paulo Mendes da Rocha é um dos arquitetos brasileiros com maior reconhecimento internacional. Foi agraciado com os prêmios Pritzker (2006), Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2016) e RIBA – Royal Institute of British Architects (2016). É autor de projetos emblemáticos como o Museu Brasileiro da Escultura (1995) e a reforma da Pinacoteca do Estado (1998), em São Paulo. Mendes da Rocha formou-se em 1954 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pouco depois, ganhou o concurso para o Ginásio do Clube Atlético Paulistano, que lhe rendeu o Grande Prêmio Presidência da República na 6ª Bienal Internacional de São Paulo, além de notável reconhecimento público. Convidado por Vilanova Artigas, ingressou como professor na FAU-USP em 1960 e tornou-se uma das principais figuras da Escola Paulista.

QUANDO: 14 de dezembro, quarta-feira, das 18h30 às 21h00

ONDE: IAB. Rua Bento Freitas, 306. Vila Buarque, São Paulo, 01220-000. (11) 3259-6866. iabsp@iabsp.org.br

 

APOIO: Grant’s Whisky
 –
Confira o evento no facebook.
– 
_
 –