Huntley & Palmers


A certa altura do Coração das trevas (1902), Joseph Conrad descreve o barulho que o barco faz quando Marlow sobe a bordo, comparando-o ao de uma lata de biscoitos Huntley & Palmers sendo chutada. Mas que lata é essa? Separamos aqui algumas informações a respeito e fotos.

Foi muito reconfortante me voltar daquele sujeito [Kurtz] para o meu amigo importante, o vapor maltratado, retorcido, arruinado, de metal barato. Subi a bordo. Ele ecoou sob meus pés como uma lata vazia de biscoitos Huntley & Palmers chutada numa sarjeta; ele não era muito sólido de feitio, e ainda menos bonito na forma, mas eu lhe tinha dedicado trabalho duro o suficiente para me levar a amá-lo. (C. T., p. 59)

Lata da Huntley & Palmers de 1902

No século XIX, a empresa de biscoitos Huntley & Palmers explorou o Império Britânico a fim de aumentar o alcance de seus produtos. Em 1840, seus bolos de Banbury já eram enviados para os Estados Unidos, a Índia e a Austrália. Por volta de 1900, a empresa já havia se tornado a maior fabricante de biscoitos do mundo, e ficava cada vez mais famosa por causa de suas latas inovadoras e decorativas.

Ilustração de latas de 1878 da H&P

No trecho do livro em que se menciona a H&P, Marlow está percorrendo o Rio Congo, no Estado Livre do Congo, sob o reino de Leopoldo II, famoso por sua crueldade, e um dos monarcas belgas clientes da H&P.

As latas de biscoitos da H&P eram usadas de muitas maneiras, se tornando tão valiosas quanto seu conteúdo. A imagem abaixo foi tirada pelo Major Powell-Cotton em sua expedição ao Congo, entre 1904 e 1907. Ela mostra um jovem segurando um piano de polegar feito com base numa lata de biscoitos da H&P.

Quando o príncipe inglês Henrique de Battenberg morreu na Serra Leoa, em 1896, disseram que ele foi levado de volta a seu país em um tanque repleto de rum e feito de latas de biscoitos. Outro exemplo do uso das latas em terras africanas é uma espada e uma bainha encontradas na Batalha de Ondurmã, no Sudão, em 1868. A bainha conta com tiras de metal tiradas de latas de biscoitos da H&P. Há uma foto disso, com o nome da empresa aparecendo na bainha, na galeria da H&P.

Cartaz da H&P de 1894
Ilustração de latas de 1900 da H&P

Trechos traduzidos do Reading Museum. Clique aqui para ler a postagem original.







_
livros relacionados

Coração das trevas

Joseph Conrad

Untitled-1

Coração das trevas – edição especial limitada

Joseph Conrad

Untitled-1