Você sabe o que são fundições tipográficas?


Pouca gente fora do mundo dos impressos sabe, mas muitas fontes que vemos no dia a dia, depois de projetadas, são apresentadas e comercializadas por fundições tipográficas. Mesmo aquelas mais clássicas, como a Helvetica ou a Times New Roman, foram redesenhadas e licenciadas para softwares, empresas e editoras. Selecionamos algumas de nossas casas de fontes preferidas:

Grilli Type, fundada em 2009 pelos suíços Noël Leu e Thierry Blancpain. Entre suas fontes estão a GT Hauptik ou a GT Sectra. Um detalhe interessante é que eles fornecem as fontes para período de teste.

Klim Type Foundry, fundada em 2005 pela designer de tipos neozelandês Kris Sowersby, reúne fontes como a Untitled, que a Ubu usou para o livro Cildo – estudos, espaços, tempo.

Optimo fundada na Suíça em 1998, abriga o trabalho de designers como François Rappo, Ludovic Balland, Joost Grootens e Team 77. Foram responsáveis pelos tipos Genath Display, utilizado na Vogue, e pelo Theinhardt NYT, para a revista do The New York Times.

The Enschedé Font Foundry, ou TEFF, fundada em 1991 na Holanda pelo designer Peter Matthias Noordzij. Entre suas fontes está a Lexicon, uma família tipográfica completíssima, de alto rendimento, projetada para funcionar nos menores corpos. O nome da empresa é uma homenagem à fundição Joh. Enschedé, criada em Haarlem 1703 e reconhecida como uma das melhores de seu tempo, tendo sido responsável por imprimir as cédulas de dinheiro e selos do império holandês. Quem visita Haarlem pode conhecer a antiga tipografia, que agora abriga um museu.

E no Brasil?

Blackletra, DooType e Typefolio. Yes, nós temos tipografia! A Blackletra foi fundada em 2012 pelo brasileiro Daniel Sabino. Já a DooType nasceu em 2008, com Eduilson Coan, sendo que em 2016 Gustavo Soares integrou o time, e a fundição passou também a oferecer cursos e eventos sobre o tema, como o The type experience. A Typefolio, por sua vez, foi fundada em Macapá por Marconi Lima, um designer mineiro vencedor de três edições do Tipos Latinos.

Para conhecer outras fundições, acesse o Type Foundries Archive.