Entenda as duas edições de Os sertões


Para iniciar suas atividades, a Ubu escolheu lançar, em coedição com o Sesc, obra que é marco fundamental nos estudos sobre a formação brasileira: trata-se do clássico Os sertões, de Euclides da Cunha. A publicação celebra também os 150 anos do nascimento do escritor.

O projeto se desdobrou em duas edições: a crítica e a crítica completa (box). A edição crítica completa, cuja tiragem é de apenas 1000 exemplares, conta com dois volumes. O primeiro traz a obra de Euclides da Cunha, extensa fortuna crítica, reprodução de páginas das cadernetas de campo do autor e um conjunto de imagens de Flávio de Barros, único registro fotográfico conhecido do conflito. O segundo, Variantes e comentários, apresenta estudo minucioso sobre as diferentes edições de Os sertões. A caixa com os dois volumes é vendida exclusivamente nas lojas da Livraria Cultura. O primeiro volume pode ser adquirido separadamente: trata-se da edição crítica, que pode ser comprada no site da Ubu.

 

ubu-1525

Edição crítica completa

 

ubu-1528

Edição crítica

 

No volume Variantes e comentários, Walnice Nogueira Galvão apresenta uma análise minuciosa das edições publicadas em vida por Euclides da Cunha. A estudiosa descreve as variações gráfica e ortográfica, bem como os exemplares que utilizou para seu trabalho. A comparação expõe as mudanças empreendidas pelo escritor em seu texto. Nogueira Galvão chama atenção para esse fato: “[…] mal sabiam os modernistas que em Euclides contavam com um abridor de caminhos. As numerosas emendas a que submeteu as sucessivas edições de Os sertões, enquanto viveu, apontam para um progressivo abrasileiramento do discurso”.

 

Variantes e comentários

Variantes e comentários

 

O trabalho comparativo define o texto de Os sertões de ambas edições. Os critérios de estabelecimento e a explicação de como o cotejo foi realizado são apresentados apenas na edição crítica completa.

 

_

livros relacionados

20160916_sertoes_produto_01

Os Sertões – edição crítica
Euclides da Cunha

Untitled-1