#Desafiodaslivrarias, uma campanha que pegou!


No final de novembro, Marcos Pereira, editor da Editora Sextante, iniciou uma campanha no instagram com a hashtag #desafiodaslivrarias: filmado numa livraria, escolheu 3 livros para 3 pessoas e as desafiou a continuar a corrente. Uma delas, Luiz Schwarcz, editor da Companhia das Letras, aceitou o desafio e escolheu livros para 3 mulheres: Tati Bernardi, Djamila Ribeiro e Florencia Ferrari, editora da Ubu. Por sua vez, Florencia, na Martins Fontes Vilanova, escolheu livros e desafiou para Antonio Prata, Patricia Campos Mello e Fernanda Diamant.
A ideia da campanha é reforçar a importância da leitura e o hábito de escolher um livro numa livraria para presentear alguém. Um livro é mais do que um objeto, um livro contém histórias, ideias, emoções, e dar um livro a alguém é sempre um gesto carregado de afeto e de sentido.

Esperamos contribuir para essa campanha,  contagiar nossos leitores com o desejo de dar livros de presente. Abaixo, reproduzimos o vídeo de Florencia, e selecionamos alguns outros vídeos de pessoas que já participaram da mobilização.

#1 Marcos da Veiga Pereira, editor da Sextante: 0:00
#2 Luiz Schwarcz, presidente da Companhia das Letras: 0:55
#3 Florencia Ferrari, editora da Ubu: 2:51
#4 Djamila Ribeiro, escritora e ativista: 4:41
#5 Lucia Riff, editora da Agência Riff: 5:38
#6 Alexandre Vidal Porto, escritor e diplomata: 6:38
#7 Glória Pires, atriz: 7:24
#8 Zeca Camargo, jornalista: 8:16