A história por trás do título: O mundo codificado


Por Rodrigo Maltez-Novaes

Para Flusser, a prática de reutilizar títulos para livros, ensaios, e cursos era comum. Apesar do hábito fazer parte de uma filosofia que visava gerar um sistema de pensamento aberto e recombinatório, essa prática pode, em alguns casos, causar confusão em relação ao conteúdo de suas publicações e cursos.

Em maio de 1973, logo após ter voltado para a Europa, Vilém Flusser proferiu uma conferência no Centro de Formação Permanente em Artes Plásticas do Instituto do Meio Ambiente, em Paris, com o título “O Mundo Codificado”. No final da década de 1970, Flusser reutilizou o título para um ensaio escrito em alemão e para uma série de aulas no Brasil. O ensaio foi publicado no jornal acadêmico Merkur em abril de 1978, e, de acordo com uma carta encontrada no Arquivo Vilém Flusser, as três aulas foram provavelmente proferidas em 1979 na Associação Brasileira de Técnicos da Educação.

O nome do livro republicado pela Ubu foi escolhido pelo organizador Rafael Cardoso refletindo o método do próprio Flusser: os ensaios são diferentes das aulas proferidas no curso, mas foram reunidos com o mesmo título.

 

As três aulas do curso “O mundo codificado” estão disponíveis aqui para download em formato pdf como imagens dos originais datilografados por Vilém Flusser:

I. O imaginário o o tecno-imaginárlo

II. Imaginação e conceituação

III. Modelos

 

Desde sua primeira edição, O mundo codificado se tornou rapidamente conhecido no Brasil por profissionais e pesquisadores de várias áreas como uma coletânea importante de ensaios que refletem o pensamento de Flusser sobre a forma e os sistemas de códigos, ou sobre a relação entre o mundo concreto e dos fenômenos da natureza e a dimensão abstrata dos códigos de comunicação humana.

 

Rodrigo Maltez Novaes é doutorando da European Graduate School e foi pesquisador residente do Arquivo Vilém Flusser em Berlim de 2009 a 2014. Atualmente trabalha na organização da obra de Vilém Flusser e já traduziu para o inglês diversos títulos do filósofo, escritos originalmente em português.

 

Foto de capa: trecho da aula “O imaginário e o tecno-imaginário”.

Copyright Vilém Flusser 1979. Arquivos cedidos para download por Miguel Gustavo Flusser.

 

_

livros relacionados

O mundo codificado
Vilém Flusser

Untitled-1