25-30/04: evento MáriOswald no Centro Cultural São Paulo


Uma conversa que já dura um século e que influenciou todos os diálogos culturais do Brasil: é este o eixo da Semana MáriOswald: 100 Anos de uma Amizade. Na última semana de abril, o Centro Cultural São Paulo (CCSP) apresenta uma programação especial que destaca as personalidades de Mário de Andrade e Oswald de Andrade e sua influência definidora em nossa cultura.

O evento contará com conferências, aulas-show, mostra de filmes, shows e espetáculos de teatro e dança, além de exposição de obras exclusivas do acervo do CCSP.

Estarão presentes nomes como Tom Zé, José Miguel Wisnik, Cássia Aranha, Iara Rennó, Ronaldo Fraga, Elo da Corrente, Pascoal da Conceição, José Rubens Chachá, Luiz Ruffato, Cristóvão Tezza e Gênese Andrade.

Principais ícones da Semana de Arte Moderna de 1922, Mário e Oswald foram personagens cruciais para a renovação da arte brasileira a partir dos anos 1920. Com seu projeto modernista para a fundação de uma identidade nacional, os escritores, de temperamentos e atuações ora convergentes, ora divergentes, mantiveram estreita amizade por dez anos – até romperem, em fins dos anos 1920.

 

Confira a programação completa no site oficial e o evento no Facebook.

 

QUANDO: 25 a 30 de abril; programação completa com dias e horários no site oficial.

ONDE: Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro 1000. Paraíso, São Paulo, 01504-000.

 

Imagem de capa: Fotografia do Grupo da Semana de 22. Da esquerda para a direita e de cima para baixo: de pé: o jornalista italiano Francesco Pettinati, um anônimo, René Thiollier, Manuel Bandeira, A. F. Schmidt, Paulo Prado, Graça Aranha, Manoel Vilaboim, Goffredo da Silva Telles, Couto de Barros, Mário de Andrade, Cândido Motta Filho; sentados: Rubens Borba de Moraes, Luís Aranha, Tácito de Almeida, Oswald de Andrade. Álbum de fotos de Tarsila do Amaral – Coleção Thais Amaral Perroy/São Paulo.