15/07: Por uma estética da resistência, palestra com Rafael Cardoso na Plana


Plana e Ubu Editora convidam para palestra com o autor de Design para um mundo complexo, Rafael Cardoso.

 

O mundo inteiro sofre hoje com retrocessos em termos de valores consagrados como liberdade, tolerância e solidariedade. Direitos antes considerados universais se veem sob ataque por vários lados. Não é difícil enxergar paralelos entre o momento atual e a ascensão do fascismo nos anos 1930 e 1940, época em que se passa a ação do romance A estética da resistência, do dramaturgo e escritor alemão Peter Weiss.

Tomando essas reflexões como ponto de partida, a palestra considera a relação entre resistência e memória, enfocando exemplos contemporâneos de arte pública e intervenções urbanas, assim como as disputas imagéticas decorrentes deles. Quais princípios podem nortear as ações de combate às transformações que ameaçam o próprio sentido coletivo da arte? Essa questão se torna ainda mais essencial num momento em que a transgressão se encontra cada vez mais domesticada no meio artístico. Há resistência possível pela arte?

 

Sobre o palestrante

Rafael Cardoso é escritor e historiador da arte, PhD pelo Courtauld Institute of Art (Londres). Seu livro de ficção mais recente é O Remanescente, publicado em 2016 pela Companhia das Letras, e é corroteirista do longa-metragem Maresia (2016). É também autor de diversos livros sobre história da arte e do design no Brasil, incluindo Design para um mundo complexo (2012) e A arte brasileira em 25 quadros (1790-1930) (2008), que está sendo transformado em série de tevê pela Arte 1. Atua ainda como curador independente, responsável, entre outras, pela exposição Do Valongo à Favela: Imaginário e periferia, que ficou no MAR entre 2014 e 2015. Colaborador do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mora atualmente em Berlim.

 

Confira o evento no Facebook.

 

QUANDO: 15 de julho, sábado, às 16h.

ONDE: Plana. Edifício Copan. Av. Ipiranga, 200, loja 54 (segundo andar do Pivô). CEP 01046-925. São Paulo/SP.

 

Imagem de capa: Daido Moriyama, Imitation. 1995

 

_

livros relacionados

Design para um mundo complexo
Rafael Cardoso

Untitled-1