museu-casa-de-rui-barbosa

08/12: Lançamento de Os sertões na Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro


Ubu Editora, Fundação Casa de Rui Barbosa, Edições Sesc SP e Editora UFMG convidam para o lançamento da edição crítica de Os Sertões, de Euclides da Cunha, e da edição crítica de Diário da minha viagem para Filadélfia, de Hipólito da Costa.

Na ocasião ocorrerá uma mesa-redonda com Walnice Nogueira Galvão, Rachel Valença, Júlio Castañon Guimarães e Tânia Dias.

 

ubu-1819

 –

Sobre a edição de Os sertões

Além do texto estabelecido por Walnice Nogueira Galvão, a edição conta com uma extensa fortuna crítica, reprodução de páginas das cadernetas de campo de Euclides da Cunha e um conjunto de imagens de Flávio de Barros, único registro fotográfico conhecido do conflito.

A edição crítica completa traz um segundo volume, Variantes e comentários. Trata-se de uma análise comparativa e minuciosa feita por Walnice Nogueira Galvão das diferentes edições da obra publicadas em vida pelo autor.

Saiba mais sobre as duas edições aqui.

Sobre Os sertões

Marco fundamental nos estudos sobre a formação brasileira, ao lado de Casa-grande e senzala e Raízes do Brasil, Os sertões (1902) foi escrito por Euclides da Cunha a partir de seu trabalho jornalístico sobre a rebelião de Canudos.

Parte da riqueza do livro reside no fato de ele retratar a mudança de opinião do escritor que, movido por um espírito patriótico e republicano, via com maus olhos a revolta dos “fanáticos” defensores da monarquia. Enviado para o interior da Bahia pelo jornal O Estado de S. Paulo, Euclides se defrontou com a realidade de famílias reunidas em torno de um líder messiânico, cujo movimento estava na iminência de ser massacrado. A experiência foi transformadora e teve como fruto um romance social que se tornou uma das maiores obras da literatura brasileira.

 

QUANDO: 8 de dezembro, quinta-feira, às 16 horas

ONDE: Fundação Casa de Rui Barbosa. Rua São Clemente, 134. Botafogo, Rio de Janeiro, 22260-000.

Para mais informações, confira a programação no site oficial e o evento no facebook.

 

Fonte da imagem de capa: RJ Notícias

_