01/04 e 05/04: Paulo Mendes da Rocha no MuBE e na FAUUSP


No mês de abril, dois eventos celebram o arquiteto Paulo Mendes da Rocha: a exposição Pedra no Céu, no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), e o debate entre os arquitetos Catherine Otondo e Guilherme Wisnik, na FAUUSP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo). Em ambos, a Ubu estará presente com todos seus títulos, incluindo Casa Butantã – Paulo Mendes da Rocha.
 

Pedra no Céu – MuBE

A exposição traz mais de cinquenta obras, de 25 artistas, que ocuparão o museu projetado por Mendes da Rocha nos anos 90 e que se tornou uma de suas obras mais emblemáticas. Com curadoria de Cauê Alves e Guilherme Wisnik, a exposição traça um paralelo entre arte e a arquitetura de Paulo Mendes da Rocha. Na abertura (dia 1 de abril) será exibido o filme “Tudo é projeto”, da diretora Joana Mendes da Rocha, em homenagem ao arquiteto, agraciado em 2006 com o prêmio Pritzker e em 2016 com o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza e com o RIBA – Royal Institute of British Architects.
 
QUANDO: Abertura: 01 de abril, sábado, 12h30-15h.
Exposição: 02 de abril a 02 de julho, terça a domingo 10h-18h

ONDE: MuBE (Museu Brasileira da Escultura). Av. Europa, 218. Jardim Europa, São Paulo, 01448-010.

 

 “A casa do Butantã, de Paulo Mendes da Rocha” – FAUUSP

No AUH encontros, organizado pelo Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAUUSP, os arquitetos Catherine Otondo e Guilherme Wisnik falarão sobre a Casa Butantã, projetada por Mendes da Rocha nos anos 60 para ele e sua família. O projeto é considerado um manifesto sobre uma nova maneira de morar, onde Mendes da Rocha apresenta sua concepção da arquitetura como uma experiência compartilhada do espaço.
 –
01_AUH_GuilhermeW
Sobre os convidados
 
Catherine Otondo é arquiteta, sócia do escritoria Base Urbana e professora do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP-São Carlos. Organizou os livros Maquetes de papel (Cosac Naify, 2007), Itinerários de arquitetura – Paulo Mendes da Rocha (Fundación de Arquitetura Contemporánea, 2012) e A Casa Butantã – Paulo Mendes da Rocha (Ubu, 2016). Realizou também o curta-metragem 29 minutos com PMR.

Guilherme Wisnik é crítico, curador, arquiteto e professor da FAUUSP. Organizou, entre outras obras, Paulo Mendes da Rocha (Beco do Azougue, 2012) e Paulo Mendes da Rocha: a natureza como projeto (Museu Vale, 2013).

 

QUANDO: 05 de abril, quarta-feira, às 12h.

ONDE: Sala 807, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Rua do Lago, 876. Cidade Universitária, Butantã, São Paulo, 03178-200.

 

livros relacionados

Casa Butantã – Paulo Mendes da Rocha
Catherine Otondo

Untitled-1